SENTIMENTOS QUE PODERÃO SURGIR NOS CUIDADORES DE ALZHEIMER

0
866

– A Depressão é a doença mais frequente nos cuidadores e deve procurar um psicólogo ou terapias alternativas, dentre elas o SHIATSU, YOGA, AROMATERAPIA e não achar que é só tristeza.
A sobrecarga de tarefas é grande. É preciso dividir as tarefas e revezar turnos com outro cuidador
– A Frustração também é comum, pois tudo que irá fazer pouco progresso terá no portador.
– A Agressividade e indiferença com o idoso, se acontecer, deve ser denunciada conforme estatuto do idoso e trocar de cuidador.
– A Culpa também aparece, mas lembre-se que ninguém tem culpa pela doença do portador.
– Aumento da revolta pode acontecer, pois familiares não aceitam que uma pessoa que era tão ativa e participativa ficar agora nessa situação.
– A Solidão pode ocorrer. Alguns amigos irão “sumir”, só os verdadeiros amigos irão apoiar e fazer companhia.
– O Isolamento pode acontecer porque você vai estar tão cansado que nem vai querer ver ninguém ou sair para passear
– A Vergonha de admitir que têm um caso de Alzheimer na família, acontece com alguns cuidadores que vão preferir se afastar dos amigos.
– O Desespero quando se instalar no cuidador, precisará ser trocado imediatamente, e não terá mais condições de continuar como cuidador

**É preciso cuidar de si mesmo, cuidar do corpo e da mente. Ter amigos, sair e na medida do possível manter suas atividades físicas e sociais com regularidade para aliviar a pressão e o stress causado pelo volume de atividades e responsabilidades como cuidador de um portador de Alzheimer.

Uma doença típica dos cuidadores é a SÍNDROME BURNOUT que se caracteriza pelo esgotamento, pois é uma tarefa muito pesada e cansativa e, para os cuidadores familiares ainda é pior pois acaba envolvendo toda família nesse processo. O cuidar se estende por 24 horas e isso afeta as emoções podendo levar ao Stress e a Depressão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui