Manchas na pele do idoso

2
165

Você já reparou que é muito comum o surgimento de manchas roxas de pele de idosos, principalmente nas mãos. Isso se chama púrpura senil.

O que é púrpura senil?

São hematomas causadas pelo extravasamento sanguíneo. Com o processo de envelhecimento, a nossa pele fica muito fina por causa da perda de colágeno, assim como as paredes dos vasos sanguíneos. Portanto, qualquer trauma, por menor que seja, pode provocar o rompimento desses vasos sanguíneos e o aparecimento das manchas vermelho-arroxeada.

As manchas somem porque o sangue é reabsorvido pelo organismo, como ocorre com qualquer hematoma. Quanto mais idosa for a pessoa, maior a chance de as manchas surgirem. Outro fator que aumenta o risco da púrpura senil é o uso de medicamentos como os anticoagulantes (indicados a pessoas que já sofreram AVC, enfarte ou formação de trombos) que deixam o sangue mais fluido e dificulta a coagulação. Os corticoides também aumentam a fragilidade das artérias, facilitando os sangramentos.

As manchas não são preocupantes para a saúde, afetam apenas a questão estética. Mas é preciso tomar cuidado para não machucar a região onde está o hematoma, pois ferida tem risco de infecção e pode ser um problema a mais para diabéticos.

Cuidados adicionais

Na hora do banho

Evite esfregar o corpo com esponjas. Isso pode tirar a barreira de proteção da pele e a deixa mais suscetível à púrpura senil. Prefira sempre os sabonetes de glicerina.

Proteja-se

Ao realizar alguma atividade, principalmente as que envolvam algum esforço, é recomendado usar roupas de manga comprida para proteger o braço de possíveis traumas que podem proporcionar o aparecimento da púrpura senil.

Evite o sol

A exposição da pele ao sol é o principal fator de envelhecimento extrínseco. Além do uso diário do filtro solar — que deve ser repassado a cada duas horas — recomenda-se o uso de roupas com proteção UVA e UVB.

Pegue leve

Ao segurar algum idoso pelo braço ou pelas mãos, tente apertar o menos possível. Qualquer pressão mais forte pode provocar o rompimento de um vaso sanguíneo.

 Por Diego Calheiros

Fonte: iBahia

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui