Febre em adultos

2
261

A febre é uma temperatura corporal elevada. A temperatura é considerada elevada quando é superior aos 38 °C, conforme medida com um termômetro na boca ou mais alta que 38,2 °C, se medida por um termômetro no reto. Muitas pessoas usam o termo “febre” livremente, muitas vezes significando que elas se sentem quentes, com muito frio ou suadas, mas na verdade elas não mediram suas temperaturas.

Ainda que uma temperatura de 37 °C seja considerada normal, a temperatura corporal varia de acordo com a hora do dia. Ela é mais baixa de manhã cedo e mais alta ao final da tarde, às vezes atingindo 37,7 °C. Da mesma forma, a febre não permanece em constante temperatura. Por vezes a temperatura atinge um pico máximo todos os dias, voltando logo em seguida à normalidade. Esse processo é chamado de febre intermitente. Alternativamente, a temperatura varia, mas não retorna ao normal. Esse processo é chamado de febre remitente. Os médicos não acham mais que o padrão de elevação e queda da febre seja muito importante no diagnóstico de certos distúrbios.

Consequências da febre

Os sintomas que as pessoas têm são devido, principalmente, ao estado que causa a febre, não à febre em si.

Embora muitas pessoas se preocupem achando que a febre possa ser prejudicial, as típicas elevações temporárias da temperatura corporal para 38 °C a 40 °C causadas por doenças praticamente de curta duração são bem toleradas por adultos saudáveis. Porém, uma febre moderada pode ser ligeiramente perigosa para adultos com doença cardíaca ou pulmonar, porque a febre causa o aumento da frequência cardíaca e respiratória. A febre pode também piorar o estado mental em pessoas com demência.

A elevação extrema da temperatura (geralmente mais de 41 °C) pode ser prejudicial. Uma temperatura corporal alta assim pode causar o mau funcionamento da maioria dos órgãos e, por fim, a insuficiência destes. Tal elevação extrema às vezes resulta de infecção muito grave (tal como sepsemalária ou meningite), mas é mais comum ser causada por insolação ou pelo uso de certas drogas.

Causas

As substâncias que causam febre denominam-se pirógenos. Estes podem ser provenientes do interior ou do exterior do corpo. Os micro-organismos e as substâncias que eles produzem (como as toxinas) são exemplos de pirógenos formados no exterior do corpo. Os pirógenos formados dentro do corpo são geralmente produzidos pelos monócitos e macrófagos (dois tipos de glóbulos brancos do sangue). Os pirógenos de fora do corpo podem causar febre ao estimular o corpo a liberar seus próprios pirógenos ou afetando diretamente a área do cérebro que controla a temperatura.

Infecção não é a única causa de febre. A febre pode também resultar de inflamação, de reação a um medicamento, de uma reação alérgica, de distúrbios autoimunes (quando o corpo produz anticorpos anormais que atacam seus próprios tecidos) e câncer não detectado (especialmente leucemialinfoma ou câncer no rim).

Muitos distúrbios podem causar febre. Eles são amplamente categorizados como

  • Infecciosos (mais comuns)
  • Neoplásicos (câncer)
  • Inflamatórias

Uma causa infecciosa é altamente provável em adultos com febre que dure 4 dias ou menos. Uma causa não infecciosa tende mais a provocar febre que dure por muito tempo ou que retorne.

Muitos cânceres causam febre.

Os distúrbios inflamatórios que causam febre incluem distúrbios das articulações, do tecido conjuntivo e dos vasos sanguíneos, tais como artrite reumatoidelúpus eritematoso sistêmico (lúpus) e arterite de células gigantes.

Além disso, uma febre isolada de curta duração (aguda) em pessoas com câncer ou com uma doença inflamatória conhecida é mais provável que tenha uma causa infecciosa. Em pessoas saudáveis, é improvável que uma febre aguda seja o primeiro sinal de uma doença crônica.

Os medicamentos às vezes causam febre. Por exemplo, antibióticos betalactâmicos (como penicilina) e medicamentos com sulfa podem desencadear febre. As drogas que podem causar uma temperatura extremamente alta incluem determinadas drogas ilícitas (tal como cocaínaanfetaminas ou fenciclidina), anestésicos e antipsicóticos.

Causas mais frequentes

Praticamente todos os distúrbios infecciosos podem causar febre. No geral, as causas mais prováveis são

As infecções mais agudas do trato respiratório e gastrointestinal são virais.

Fatores de risco

Certas condições (fatores de risco) tornam as pessoas mais vulneráveis a febre. Esses fatores de risco incluem os seguintes:

  • O estado de saúde da pessoa
  • A idade da pessoa
  • Certas profissões
  • Uso de certos medicamentos e procedimentos médicos
  • Exposição a infecções (por exemplo, por viagem ou contato com insetos ou pessoas infectadas)

Sinais de alerta

Em pessoas com febre aguda, certos sinais e características são causa para preocupação. Incluem

  • Mudança na função mental, tal como confusão
  • Dor de cabeça, pescoço duro ou ambos
  • Pequenas manchas vermelhas arroxeadas lisas na pele (petéquias), o que indica sangramento sob a pele
  • Pressão arterial baixa
  • Frequência cardíaca rápida ou respiração acelerada
  • Falta de ar (dispneia)
  • Temperatura superior a 40 °C (104 °F) ou inferior a 35 °C (95 °F)
  • Viagem recente para uma área em que uma doença infecciosa, como malária, seja comum (endêmica)
  • Utilização recente de medicamentos que inibem o sistema imunológico (imunossupressores)

Quando consultar um médico

As pessoas que tiverem quaisquer sinais de alerta devem consultar um médico imediatamente. Tais pessoas geralmente precisam de testes imediatos e muitas vezes de admissão a um hospital.

Pessoas sem esses sinais de alerta devem ligar para o médico se a febre durar mais de 24 a 48 horas. Dependendo da idade da pessoa, de outros sintomas e de estados clínicos conhecidos, o médico pode pedir para a pessoa ir para avaliação ou recomendar tratamento em casa. Geralmente, as pessoas devem consultar um médico se a febre durar mais de 3 ou 4 dias, independente de outros sintomas.

Por Larry M. Bush 

, MD, FACP, Charles E. Schmidt College of Medicine, Florida Atlantic UniversityÚltima revisão/alteração completa fev 2019| Última modificação do conteúdo fev 2019

2 COMENTÁRIOS

  1. Pretty section of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to assert that I get actually enjoyed account your blog posts. Any way I’ll be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently quickly.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui